Teledermatologia
Dermatologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à pele e a teledermatologia surge como uma solução para facilitar o acesso dos usuários do SUS a um médico especialista em dermatologia, utilizando a internet como meio de comunicação.
O modelo da Teledermatologia do STT utiliza tecnologia de comunicação e armazenamento de dados e protocolo próprios, que garantem a segurança e a possibilidade de emissão de laudos por especialistas à distância para qualquer lesão de pele, incluindo câncer e outras doenças graves. O laudo emitido é um dos diferenciais do protocolo da Teledermatologia e é composto por: descrição da lesão, indicação de conduta clínica e classificação de risco.
O serviço criado pela UFSC em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC) iniciou a oferta em 2008 em Santa Catarina. Após 10 anos de estruturação e de consolidação da oferta no estado, o Ministério da Saúde escolheu o modelo catarinense como referência nacional. E desde 2018 o serviço está disponível para todos os estados brasileiros!
Em todos seus 16 anos de atividade foram realizados 320 mil exames aproximadamente!