GISTelemed

O GISTelemed é um mecanismo de visualização e recuperação de informações e dados, integrado a um sistema de telemedicina, indexando, recuperando e exibindo interativamente informações georreferenciadas em um mapa ou imagens aéreas. O mecanismo de recuperação indexa dados estruturados, objetos semiestruturados e DICOM SR, permitindo realizar várias análises epidemiológicas e plotá-las em um mapa ou imagem aérea.

Como exemplo, a imagem abaixo mostra a distribuição de pacientes com câncer de pele que foram encaminhados diretamente da atenção primária à saúde para uma clínica oncológica (Código Amarelo) no Vale do Rio Itajaí em 2017. Os municípios que têm mais de 1 unidade de saúde primária são plotados como diagramas Voronoi, mostrando diferentes incidências por área. Para gerar essa imagem, pegamos um grande período de tempo, mas poderíamos ter escolhido dados diários e plotá-los em um mapa dinâmico baseado em linha do tempo.

A imagem a seguir mostra os mesmos dados, plotados como um mapa de calor:

A figura abaixo apresenta outro exemplo do protótipo, mostrando ocorrências para o ano de 2015 de Solicitações de Segunda Opinião por Médicos de Família como um mapa heta e como bolhas de ocorrência (a e b) e Triagens de Dermatologia que resultaram nos códigos Amarelo (encaminhamento direto para cuidados especializados) e Vermelho (hospitalização imediata). (c) mostra uma visão geral dos Municípios da Área Leste de Santa Catarina e (d) retrata uma visão detalhada da Ilha de Santa Catarina e da Região da Grande Florianópolis.

Os resultados também são mostrados como gráficos e tabelas. A figura abaixo mostra um exemplo em que os resultados da pesquisa para a associação entre quatro variáveis diferentes e câncer de pele são mostrados: sexo e comorbidades (como gráficos de pizza) e cor e morfologia (como tabelas):

Todos os resultados podem ser exportados como arquivos de planilha no formato .xls.

Monitoramento de Eventos em Tempo Real

A ferramenta GISTelemed também permite o monitoramento em tempo real de eventos que ocorrem nas redes de Telemedicina e Telessaúde e, mais recentemente, todas as solicitações de referência (TFD), conforme mostrado na figura abaixo. Chamamos esse modo de operação de “Sala de Situação”. Em sua versão atual, o sistema oferece uma paleta fixa de eventos a serem monitorados. Os eventos são organizados por instituição de saúde primária de origem. O último evento é mostrado em uma janela pop-up.

 Referências

  1. INÁCIO, A.S. , MACEDO, D. D. J., ANDRADE, R., VON WANGENHEIM, A. An Architecture for Information Retrieval in a Telemedicine System In: CBMS 2014 – XXVII International Symposium on Computer-Based Medical Systems, 2014, Nova Iorque, EUA.   Proceedings of the CBMS 2014 – XXVII International Symposium on Computer-Based Medical Systems. IEEE Computer Society Press, 2014. v.1. p.1 – [ResearchGate]
  2.  INÁCIO, A.S. ; SAVARIS, A. ; ALVES, J.M. ; VON WANGENHEIM, A. . GISTelemed: an Online-based GIS Approach to Epidemiological Analysis in Telemedicine Systems. In: EMBC’16 – 38th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society, 2016, Orlando, FL, EUA. Proceedings of the 38th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society, 2016. v. 1. p. 1-4. DOI10.1109/EMBC.2016.7591942 [ResearchGate]
  3. INÁCIO, A.S. , MACEDO, D. D. J., ANDRADE, R., VON WANGENHEIM, A. Designing an information retrieval system for the STT/SC. IEEE HealthCom – 16th International Conference on e-Health Networking, Applications and Services. 2014;500–5. [ResearchGate]