Tele-Eletrocardiografia

27/05/2024 10:45

Eletrocardiograma, ou ECG, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. Essa atividade é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas. O resultado deste exame é registrado em gráficos que comparam a atividade cardíaca do paciente com o padrão, indicando se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.

A Tele-Eletrocardiografia, conhecida como Tele-ECG, é uma das novas versões lançadas no STT, mas já vem sendo feita pela Rede Catarinense de Telemedicina no Portal de Telemedicina desde 2005, antes de virar o STT. O Tele-ECG é um dos primeiros exames a serem feitos a distância e é muito utilizado pela sua praticidade levando em conta a ausência de especialista para realizar o exame. A execução do exame pode ser feita por técnicos ou enfermeiros habilitados, as únicas coisas necessárias para a realização são equipamentos do exame e conexão com a internet no ponto de realização.

Desde sua implantação em 2005 foram realizados mais de 3 milhões de exames e laudos. Atualmente, a rede está disponível para todos os 295 municípios catarinenses, produzindo aproximadamente 300.000 laudos por ano.

Como comentado anteriormente, agora temos uma nova atualização, incluindo novas funções e novo layout padronizado do STT! 

Agora é possível que o médico solicitante preencha o formulário de dados do paciente e exames dentro do nosso sistema, podendo utilizar quaisquer dispositivos, como celulares, computadores ou tablets. Assim, o técnico responsável pelo exame tem seu trabalho facilitado, e a possibilidade de ocorrer erros é reduzida. Uma das funções novas que é disponibilizada para o técnico, é o campo de anotações e análises feitas na hora do exame, como por exemplo a opção de registrar se existe dor no momento da realização e conseguir classificá-la. Já para os especialistas, neste caso, os cardiologistas, responsáveis por laudar os exames, as melhorias no novo layout são significativas, facilitando o processo de laudagem. 

Além das mudanças já citadas, tivemos ajustes nas informações solicitadas para preencher os dados do paciente. Como também a implementação da modalidade laudos graves, que aparece em destaque na tela inicial de todos os profissionais de saúde que tenham acesso aos exames, podendo aparecer como lista ou como funcionalidade disponível no menu superior à direita.

Esse novo módulo foi lançado no início do mês de maio e já foram enviados aproximadamente 20 mil exames, e foram laudados mais de 18 mil exames no sistema até agora!